Dicas

Como elaborar um Currículo

Currículo
O que é?
“Documento escrito ou eletrônico, com a intenção de convencer um empregador de que suas qualificações se encaixam perfeitamente nas necessidades dele”
(Ron Fry – Livro ABTD)

O que pode fazer por mim?
Um bom currículo ajudará a chamar atenção de um empregador em potencial…
Poderá também atuar como instrumento de auto-avaliação e descobrir onde quer ir. Avaliar a própria carreira e estabelecer objetivos para o futuro. (R.Fry – ABTD)

O que é um currículo eficiente?
₋ Atende as necessidades da Empresa
₋ Mostre ao empregador de que modo irá se beneficiar
₋ Seja claro e conciso
₋ Seja objetivo
₋ Seja verdadeiro
₋ Organiza sua busca de emprego

Formato Cronológico
• Cabeçalho com nome
• Objetivo (desejável)
• Resumo das qualificações
• Experiência Profissional/empregos
• Escolaridade e cursos extracurriculares
• Idiomas
• Outros (prêmios, afiliações, publicações)

Como se portar em uma entrevista de emprego

1. Enquanto estiver diante do entrevistador, dirija-se sempre ao mesmo pelo seu nome. Se tiver dúvidas quanto a maneira correta de pronunciar o mesmo, peça a seu entrevistador para repeti-lo.

2. O contato olho no olho é de fundamental importância enquanto estiver respondendo as perguntas. Isso demonstra confiança em si e determinação.

3. Não se esqueça da cópia extra do currículo e caneta, afinal de contas é melhor pecar pelo excesso do que pela falta.

4. Quando, se, ele disser: “Fale-me sobre você”, seja simples e objetivo. Concentre a resposta em pontos importantes tais como sua experiência profissional e nível de escolaridade, assim como itens relevantes sobre suas qualificações e treinamento.

5. Fale à vontade sobre suas qualificações e realizações profissionais. Por exemplo, fale dos resultados dos seus projetos; das vendas realizadas; dos benefícios obtidos graças a sua interferência em qualquer área onde tenha atuado, e assim por diante.

6. Demonstre interesse e entusiasmo desde o primeiro momento.

7. Responda às questões sempre enfatizando os pontos pertinentes à situação do cargo que deseja ocupar. Deixe claro e ressalte aquilo que você deseja e o que pode fazer pela empresa.

8. Enquanto estiver respondendo qualquer coisa, tente dar um exemplo para ilustrar melhor sua resposta; use de analogias. Isso passa ao recrutador uma excepcional boa impressão, e ainda realça sua capacidade de improvisação.

9. Pense sempre de forma positiva enquanto responde.

Importante!

Jamais minta ao entrevistador. Lembre-se, você está diante de um especialista em descobrir coisas! Você pode, sem problemas, falar dos seus pontos fracos e fortes, mas, com cautela. Quando ele questionar quais são seus pontos fracos e fortes, responda sem hesitação. Evidentemente não precisa dizer quais são todas as suas fraquezas; já dos pontos fortes, use mas não abuse…

Tente mostrar sua posição sobre um assunto, de modo gentil, com classe, com precisão, sem cair na armadilha do debate desnecessário. NÃO DISCUTA!

Ele pode apenas estar testando seu temperamento e nível de controle emocional, para avaliar como você iria lidar em situações de stress dentro da empresa.

Por último, entenda que ninguém é perfeito!
Finalmente, respire fundo pelo nariz, retenha o ar nos pulmões por cinco segundos. Repita o procedimento por cinco vezes e isso vai ajudar no controle de suas emoções e ventilação pulmonar, eliminando também a tensão sobre os ombros e pescoço. Isso vai impedir que perca o fôlego ou embargue a voz, caso, eventualmente, sinta-se inseguro durante o andamento da entrevista.

(Informações sobre Como se comportar na entrevista, retiradas do site http://www.mundosimples.com.br/)